Uma homenagem à Língua Viva

Tilibra lança site educativo sobre a história da Língua Portuguesa

Uma viagem pela Língua Portuguesa ajuda a descobrir e redescobrir a cultura de vários povos e gerações. O internauta que deseja embarcar nessa aventura agora pode contar com um lugar cheio de conteúdo e diversão: é o site “Tilibra e a Língua Portuguesa”. O projeto será lançado pela Tilibra em janeiro para homenagear o idioma em um momento de transformação da língua gerada pelo novo acordo ortográfico.
De acordo com o gerente de marketing da Tilibra, Sidnei Bergamaschi, o site reconstrói a história do Português até os tempos atuais, mostrando que se trata de uma língua viva e, portanto, ainda em construção. “Temos sites com jogos e outras ferramentas interativas que costumam ser um sucesso, como Plush Poison, Warland e Menininhas. Agora, aproveitamos para aplicar esse conceito em um conteúdo voltado a nossa língua”, ressalta Bergamaschi.
Idealizado e criado pela Talent em parceria com a Garage, o site simula um ambiente de jogo cujo prêmio é o conhecimento. Para navegar, é preciso escolher um personagem entre vários sinais gráficos com apelidos engraçados. O “til”, por exemplo, por lembrar um bigode acabou virando “Manoel”. A lista também traz o “Ponto”, e seu potencial inimigo: o “Ponto metido a besta”, mais conhecido como ponto de exclamação. Quanto mais informações você adquire, mais seu personagem evolui, ganhando vida em forma de caricaturas.
O participante do jogo começa do nível zero e pode escolher um entre cinco temas para começar. Conforme vai acessando os tópicos e confirmando o aprendizado, a porcentagem de conhecimento vai aumentando. A área “Raízes” fala sobre as línguas que influenciaram a formação do Português. Já o tópico “Evolução” contém informações sobre leis fonéticas e um histórico das convenções ortográficas firmadas no Brasil até hoje. Em “Termos e Expressões”, o internauta encontra curiosidades etimológicas e “Língua Viva” ressalta as diversas variações lingüísticas do idioma existentes dentro do Brasil e também no exterior. Por último, “Neologismos e Gírias” explica a formação desses termos e traz as regras do novo acordo ortográfico que começa a vigorar a partir de 2009.

Ficha Técnica Talent
Direção de Criação: João Livi
Gerente de Projeto: Karen Goldman
Direção de Arte: Daniel Motta, Lais Kantor
Redação: Pedro Bullos
Atendimento: Moacyr Guimarães/ Débora Ueki
Mídia: Paulo Stephan / Célia Melo / Camila Fiuza
Planejamento: Mariana Cogswell / Rafael Jardim / Ana Paula Lombardi
Aprovação do cliente: Sidnei Bergamaschi / Danielle Medina
Ficha Técnica Garage Interactive Marketing

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário