Pac-Man do Google custou ao mundo quase 5 milhões de horas de trabalho

A equipe responsável pelo RescueTime, software que permite que empresas e pessoas físicas monitorem quanto tempo é gasto na internet, fez um cálculo aproximado que revelou que o game Pac-Man, disponibilizado na página principal do Google na última sexta-feira, custou quase 5 milhões de horas trabalhadas em todo o mundo.
Google Pac-Man, lançado no PacMan Day. (Crédito: Google Inc./Reprodução)
Segundo o blog do RescueTime, assim que o jogo surgiu no lugar do costumeiro logo da Google, no último dia 21, vários usuários do serviço de micro blog Twitter começaram a divulgar a novidade.
“Bem, o bastante para a minha manhã”, disse um deles. “Logotipo do Google vira Pac-Man e acaba de arruinar nossa produtividade”, disse outro.




Tony Wright, fundador da empresa de monitoramento online, afirmou que o tempo médio gasto na página de pesquisa é de 4 minutos e meio por dia, repartido por 22 exibições de página (11 segundos por acesso).
Isso engloba de pesquisas rápidas, onde se clica nos primeiros links do resultado, até quando se usa o site como uma ferramenta de navegação, pesquisando IBM, ao invés de digitar www.ibm.com, por exemplo.

De acordo com o site Geek.com, a pesquisa feita com um grupo aleatório com cerca de 11.000 usuários, comparou então dados de acessos do Pac-Man Day com as sextas-feiras anteriores e as diferenças foram notáveis.
O usuário médio passou 36 segundos a mais no Google.com nesta sexta-feira.
Ainda assim, Wright acredita que “75% das pessoas que viram o logotipo não tinham idéia do que era possível realmente jogá-lo”.
Usando a ferramenta Wolfram Alpha, eles verificaram que o site teve 504.703.000 visitantes únicos.
Usando a sua base de dados como parâmetro – o que não se trata da massa de dados que mais condiz com a realidade, porém tem sua relevância – a RescueTime concluiu que o Pac-Man da Google consumiu 4.819.352 horas que poderiam ser usadas para tarefas do dia-a-dia ou em tarefas profissionais. A média em dias comuns é de 34 mil horas consumidas no site de pesquisa.
Se o valor pago por hora trabalhada de um usuário Google for de US$ 25, os custos com o game podem chegar US$ 120.483.800, o que permitira a contratação de todos os 19.835 funcionários da Google Inc. por seis semanas.
Ainda no blog, Wright fez questão de deixar claro que não acha que esses números sejam trágicos. “Usar a internet por lazer é fundamental até para a produtividade dos funcionários. Mas achamos os números interessantes e resolvemos divulgar” – afirma Wright.
A Google resolveu manter o jogo em uma página permantente, que pode ser acessada através do link http://www.google.com/pacman.

Pesquisa aproximada mostra que a versão Google do clássico jogo de Atari fez bastante sucesso.
Por Matheus Gonçalves



Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário