TYLENOL apresenta II Painel de Atualização sobre a dengue

Maceió, outubro de 2009 – TYLENOL® participou do XVI Congresso Brasileiro de Infectologia, que acontece entre 18 e 21 de outubro, no Centro de Convenções de Maceió, em Alagoas.No dia 21, a marca de analgésico e antitérmico apresentou, com coordenação do Dr. Artur Timerman, o simpósio Dengue – Doença que veio para ficar.

No simpósio, o Dr. Artur Timerman falará sobre Epidemiologia e a atualização do Consenso 2008. Diagnóstico e Manifestações Clínicas em Adulto e Crianças será o tema comentado pelo Dr. Kleber Luz. O tratamento da dengue será abordado pelo Dr. Ricardo Hayden.

O conteúdo da apresentação teve como base o II Painel de Atualização sobre Dengue, um consenso realizado por diversos médicos especialistas no assunto e que, com o apoio do analgésico e antitérmico TYLENOL®, traz informações sobre prevenção, causas e tratamento da dengue.

O II Painel de Atualização sobre Dengue coloca a doença como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A afirmação é comprovada pelos números. A Organização Mundial da Saúde estima que 2,5 bilhões de pessoas – 2/5 da população mundial – estejam sob risco de contrair a doença e que dos 50 milhões de casos por ano, 550 mil necessitem de internação, sendo que 20 mil delas morrem em conseqüência da doença.

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde publicou no último mês de junho, em seu portal na internet, a informação de que o número de casos de dengue teve uma redução de aproximadamente 50% em relação ao mesmo período em 2008. Os casos no país regrediram de 666.638 para 332.083, registrando o elevadíssimo índice de 3,3% de letalidade.

Painel de Atualização Sobre Dengue

O II Painel de Atualização sobre Dengue apresenta a posição de especialistas no assunto sobre questões que ainda não estão completamente esclarecidas no que diz respeito à doença, como as diferenças entre os tipos de dengue, o diagnóstico correto, febre hemorrágica da dengue, entre outros pontos sobre aspectos epidemiológicos, análises laboratoriais e tratamentos. Esse material será distribuído a mais de 20 mil médicos em todo território nacional.

Assim como no primeiro painel, a segunda edição foi desenvolvida por médicos infectologistas, especialistas no assunto. Entre os médicos que revisaram o II Painel de Atualização sobre Dengue estão a Dra. Marinella D. Negra, professora adjunta da cadeira de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa; o Dr. Estevão P. Nunes, médico consultor da Rede Nacional de Genotipagem - RENAGENO, do Programa Nacional de DST/ AIDS do Ministério da Saúde desde 2004; Dr. Eitan Berezin, professor adjunto de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, chefe do Setor de Infectologia Pediátrica da Santa Casa de São Paulo e presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP, além dos médicos que participarão dos simpósios promovidos em congressos pelo país.

O primeiro Painel de Atualização Sobre Dengue, lançado em 2008, foi publicado na edição de março de 2009 da revista Panamericana de Infectologia. TYLENOL® apoiou a Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro (SIERJ) no desenvolvimento do material, que contou a participação de alguns dos principais médicos infectologistas do Brasil. A primeira edição do material resultou em um guia impresso de 20 páginas, que foi distribuído para mais 15 mil médicos em todo o país.

Perfil dos médicos palestrantes

Dr. Kleber Luz
Médico infectologista doutor em Doenças Infecciosas pela Universidade de São Paulo, mestre em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo, professor do Departamento de Infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, consultor do Ministério da Saúde para Assistência a Pessoas com Dengue e Febre Hemorrágica da Dengue.

Dr. Arthur Timerman
Mestre em infectologia pela Universidade de São Paulo, médico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo (SP). Também foi o responsável pela coordenação do II Painel de Atualização sobre Dengue. Chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar Prof. Edmundo Vasconcelos, São Paulo.

Dr. Ricardo Hayden
Infectologista, professor assistente de infectologia da Unimes (Universidade Metropolitana de Santos), responsável pelo Serviço de Infectologia da Beneficência Portuguesa de Santos e do CCIH da Beneficência Portuguesa de Santos.

SOBRE O TYLENOL®
A linha TYLENOL®, cujo principio ativo é o paracetamol, é composta por diversas apresentações indicadas para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves e moderadas, como dores de cabeça, dores de dente, dores nas costas, dores musculares e dores associadas a gripes e resfriados comuns, artrites, cólicas menstruais e reações pós-vacinais. Os medicamentos que compõem a família TYLENOL® atendem às necessidades de pessoas de todas as idades, desde a primeira infância e gestação até à maturidade. TYLENOL® está presente em mais de 100 países.
AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário