Vetor X Bitmap

Veja mais  sobre as diferenças de imagens bitmap e vetores, para vocês saberam as características de cada uma e onde utilizar cada tipo.

Bitmap
As imagens são construídas através de pequenos quadrados, mais conhecidos como pixel. Como ele é muito pequeno, o olho humano não é capaz de vê-lo a olho nu, vendo então uma imagem com suaves gradações. O número de pixeis necessários para obter uma imagem depende do uso dessa imagem. Então, a imagem consiste numa matriz de pontos individuais (pixeis) em que cada um tem sua cor, e na união deles é que forma a imagem.
As imagens em bitmap tem o problema básico em que quando aumentamos a imagem, ela fica “pixelizada”, quer dizer que é alargado e aumentado o tamanho do pixel, ficando então com uma resolução mais baixa.
Existem alguns tipos de imagens bitmaps:


Line-art
São imagens com somente duas cores, geralmente o preto e o branco, e elas são assim pois em alguns computadores pode-se usar somente 1 bit (on=preto, off=branco) para poder definir cada pixel.

Grayscale
São imagens com graduações e degradês de vários tons de cinza, preto e branco. No computador a gradiência é formada em uma configuração de 256 linhas.

Multitônica
São imagens que tem graduações de duas ou mais cores. Elas são compostas pela cor preta e por mais uma outra cor direta (normalmente uma cor pantone).

Imagem em Cores
São imagens que são feitas nas escalas cromáticas como RGB e CMYK.

Vetor
Os vetores são criados de forma diferente das imagens, para serem feitos são criados objetos, como por exemplo quadrados e círculos. Uma imagem desenvolvida em um programa vetorial é composta de curvas, elipses, poligonos, textos, entre outros elementos. Elas possuem a capacidade de serem ampliadas e não terem sua forma ou qualidade alteradas, elas aparecem 100% suavizadas. Outra vantagem do vetor é a possibilidade de isolar objetos ou partes do objeto, tratando-as independentemente.

Programas Bitmap: Photoshop – .psd
CorelPhotopaint – .ctp
CorelPainter – .rif
Programas Vetoriais: Illustrator – .ai
Corel Draw – .cdr
Freehand – .fh
Fonte: FERNANDES, Amaury. FUNDAMENTOS DE PRODUCAO GRAFICA – Para quem não é Produtor Gráfico. São Paulo: Rubio, 2003.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário