Mídias Sociais são grandes ferramentas
de marketing quando usadas corretamente, mas existem profissionais e
empresas se aventurando, cometendo grandes e bobos erros na execução do
marketing voltado para essa área.
Daniel Offer, do site SocialMediaSEO,
relacionou dez erros muito comuns em ações de mídias sociais e que
muitas vezes passam despercebidos por quem vai entrar com sua marca nas
redes sociais virtuais.
Aqui esta relacionado apenas os cinco mais frequentes que ve acontecer, mas da conferir toda a lista no site (em espanhol).
As redes sociais virtuais são consideradas ambientes informais, e essa ideia faz com que empresas, até mesmo as grandes corporações, não encarem essa área de atuação do marketing com a importância que ela deve ter. É comum vermos empresas criando perfis nas mídias sociais e deixando na mão de pessoas que não entendem nada desse novo universo da comunicação digital.
Disseminando informação de forma superficial
Você tem uma marca e diversos produtos
que podem atingir diversos segmentos de consumidores – na verdade, isso
acontece com muitas empresas. Então, acaba criando perfis em diversas
mídias sociais, mas não atualiza com cuidado e realmente não foca no
assunto que seu consumidor busca. Um grande erro!
Crie o foco de sua ação de marketing em
poucas mídias sociais, mas faça com dedicação. Leve conteúdo que possa
realmente interessar seu consumidor e interaja; para isso que servem as
redes sociais. Comunique-se de forma verdadeira com seu consumidor.Não investir dinheiro
Criar uma conta no Twitter ou no
Facebook não custa nada, correto? Sim. Porém, uma ação bem calculada com
planejamento e monitoramento exige um investimento não só de tempo, mas
também de capital na contratação de bons profissionais e de ferramentas necessárias para isso, como as de
monitoramento profissionais.
Existem muitos profissionais dizendo que as redes sociais podem aumentar – e muito – suas vendas. Certo, isso pode acontecer, mas leva tempo e dedicação. Não pense que criar um perfil no Twitter e contratar o melhor profissional de mídias sociais da sua cidade trará milhões de clientes para sua empresa. Alguns sim, mas as mídias sociais trarão, antes de tudo, a consciência de marca e a proximidade de clientes exigentes e altamente conectados com as mudanças.
Não medir o ROI
O retorno sobre investimento é o que lhe
trará a prova dos nove sobre tudo que está fazendo em sua campanha de
marketing. Isso serve para qualquer investimento em ações de marketing e
propaganda, e com as mídias sociais é essencial.
0 comentários:
Postar um comentário