A logo para a próxima copa do mundo já está pronta e inclusive registrada no OHMI, que é o Escritório de Marcas e Registro de Design da União Europeia responsável pelo registro de logomarcas para a Copa.
Ontem, dia 31 de Maio, o IG publicou em primeira mão como seria a logomarca da Copa do Mundo no Brasil na versão preto e branco. Hoje o GLOBOESPORTE.COM teve acesso e conseguiu a versão colorida e, ao que parece, definitiva da logomarca como vocês podem ver abaixo.
Resultado disso tudo, a meu ver, foi essa “coisa feia” que não tenho nem a vontade de chamar de logomarca, muito menos para uma Copa do Mundo no Brasil, um país tão colorido e alegre. Só para constar a “coisa feia” foi escolhida por um grupo formado por 7 pessoas “notáveis”:
O Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da FIFA, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.
Ainda segundo o GLOBOESPORTE.COM várias agências ofereceram propostas e a vencedora é a criação do estúdio francês Richard A. Buchel.
Cá entre nós, O lêlê. Ivete Sangalo? Gisele Bündchen? Paulo Coelho? Definitivamente na minha opinião essas pessoas não eram nem de perto as melhores para escolher a logomarca. E as cores? O verde a amarelo ainda se explica, não entendo de onde tiraram o vermelho.
O que importa ou não é que no dia 8 de julho, num teatro na Mandela Square, em Joanesburgo, a FIFA fará o anúncio oficial da logomarca de 2014. O desenho estará nas camisas de todas as seleções que participarão das eliminatórias e da Copa realizada no Brasil.
Para se ter uma ideia do mau gosto da FIFA e dos nossos “juízes”, há alguns anos atrás o Brainstorm9 do Carlos Merigo, fez um interessante concurso envolvendo os internautas designers para criação de uma logomarca para a Copa do Mundo de 2014. Deêm uma olhada na galeria e tirem suas conclusões. De longe as logomarcas são muito melhores.
0 comentários:
Postar um comentário