Uma empresa quando entra numa rede social automaticamente está abrindo um canal do tipo SAC. Não pensem que estar nas redes sociais é apenas para divulgar uma promoção ou desconto dos seus produtos. Estar nas redes sociais e relacionar-se com seus seguidores, antes de falar com eles, ouça o que eles têm a dizer. Empresa que não segue seus seguidores, que tipo de relacionamento ela deseja? Eu falo, você escuta.
Trabalhar em redes sociais assusta muitas empresas, principalmente as tradicionais que não possuem a cultura de ouvir seus clientes. As redes sociais pedem uma nova abordagem do consumidor. Não existe mais espaço para empresas que só querem falar, para a propaganda de mão única.
Um pequeno erro numa rede social pode trazer grandes prejuízos para a marca e seus produtos, trabalhe com eficiência.
Algumas dicas de como proceder:
1. Gere conteúdo relevante: Não envie para seus seguidores apenas as promoções e descontos da empresa, envie dicas, vídeos, artigos, coisas legais. Mas lembre-se: o conteúdo deve estar relacionado, não envie piadas se sua empresa não é de comédia. Não mande fotos da Geyse quando o conteúdo é tecnologia.
2. Ouça a rede: Procure na rede social que deseja entrar o que já falaram sobre sua marca, produtos e serviços. Saber o que seu pública pensa sobre sua empresa é fundamental para a estratégia de abordagem. Use esse software para pesquisar termos no Twitter: Twitterama
3. Converse: Isso mesmo, estar numa rede social é manter um relacionamento com seus seguidores. Tire dúvidas, comente os tweets, interaja com seus seguidores. Eles querem falar antes de ouvirem. Retweet mensagens interessantes de seus seguidores, ria de suas piadas, comente seus tweets, etc.
4. Não use robôs: A prática de utilizar robôs para conseguir seguidores é comum no Twitter, mas de que adianta ter milhares de seguidores se eles não estão interessados no seu conteúdo, promoção ou descontos.
5. Tweet de manhã, de tarde e de noite: Um dos grandes erros de campanhas no Twitter é a frequência das mensagens enviadas, cada seguidor utiliza o Twitter em horários diferentes. Um Tweet feito na parte da manhã não será visualizado pelos seguidores que entram no período da tarde. Para ter uma penetração da campanha junto aos seguidores é preciso estar comunicando constantemente, numa média de 20 tweets distribuidos ao longo do dia. Use esse software para saber o horário que seus seguidores usam o Twitter: Twitterama
6. Responda: Numa rede social é inevitável perguntas dos seguidores. Eles têm sempre uma dúvida, sugestão ou reclamação. Esteja preparado para essa situação e responda o quanto antes. Seguidores que obtém respostas rápidas se sentem seguros quanto ao seu poder de palavra na rede e valorizam as marcas por essa atitude.
7. Siga seus seguidores: Siga todos que te seguem, quem te segue não quer apenas ouvir o que você tem a dizer, eles querem proximidade com a marca, querem se sentir valorizados, querem se comunica e interagir.
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