Onze grandes tendências de 2010

Vendo o blog MídiasSociais.net Me deparei com este post do Ricardo de Paula, achei superinteressante e vou compartilhar aqui com vocês:

Tomando como base as notícias, os artigos e as entrevistas veiculadas no blog, ficou evidente que 2009 foi um ano essencial, se não o mais importante, até então, para a consolidação, fortalecimento e reconhecimento das mídias sociais como uma efetiva ferramenta para alavancar a competitividade das organizações, para ajudar no posicionamento das marcas e para tornar os indivíduos mais ativos, mais participantes e importantes nos diversos processos de relacionamentos das pessoas. Muito foi construído, muito se inovou, muito se avançou e muito se questionou e se debateu sobre o assunto, porém, muitas perguntas, dúvidas e desafios ficaram  sem respostas em 2009, pendentes para 2010.
E é sob a égide desse grande caldeirão em constante e crescente efervescência criativa que se iniciará a zero hora do próximo dia primeiro de janeiro, o novo ano e vejo (percebo)  2010 como sendo o ano do “grande salto”, das mídias sociais seja a nível qualitativo ou quantitativo, onde muitas respostas serão obtidas e mudanças em todos os níveis ocorrerão, e me atreveria a indicar os seguintes pontos  abaixo como as onze principais tendências para o ano que se inicia.
1. Dentre essas tendências, na minha opinião, duas terão destaque: os serviços de localização e a web em tempo real. Na verdade elas podem trabalhar juntas, uma alavancando a outra, possibilitando saber a localização dos usuários de mídias sociais em tempo real. E isso irá causar grande impacto no modo como as novas mídias serão usadas, principalmente pelas empresas.
2. Em 2010 se caracterizará pelo surgimento de um volume maior do que o verificado em 2009 dos canais de relacionamentos, que formam a base das mídias sociais, onde a diversidade, auxiliada pela criação de novas formas de aproximar as pessoas, será a grande tônica da rede.
3. Em 2010 Os canais de relacionamentos se tornarão ainda mais segmentados, mais especializados, viabilizando ainda mais os nichos.
4. Em 2010, as mídias sociais como um todo aumentará o seu espaço e seu poder de influencia junto às pessoas (mentes), aumentado a sua participação na formação e no estabelecimento do efetivo posicionamento das marcas.
5. Em 2010 o crescimento de meios voltados ou especializados em reclamações de produtos e serviços, verdadeiros divãs dos consumidores, crescerão em quantidade, em relevância e em audiência, aumentado o poder do consumidor e transformando-os em potenciais brandkillers.
6. Em 2010, devido aos programas que estão sendo desenvolvidos pelos governos municipais, estaduais e federal no sentido de facilitar a compra de computadores e de tornar o acesso a internet mais barato, será caracterizado pelo aumento significativo da penetração de computadores e da banda larga nos lares e micro empresas brasileiras, o que certamente contribuirá para aumento da audiência nas mídias sociais.
7. Em 2010 tonar-se-á mais intensa a tendência de acesso de comunicadores celulares as redes sociais, inicialmente esse movimento começou a ser disponibilizado nos modelos mais caros (topo de linha), os smartfone. Mas em 2010 os widgets tornarão pré-requisito para a maioria dos aparelhos celulares acrescentando alguns bilhões a mais de dispositivos móveis que possibilitarão o acesso e a navegação pelas redes sociais que se tornam cada vez mais onipresentes  e mais  poderosas.
8. Em 2010 pode ser considerado como o ano decisivo para tornar viável economicamente as novas mídias sociais emergentes. Vai ser o ano em que o Twitter e o Facebook (assim como outras mídias sociais) terão de encontrar um modelo de negócio lucrativo que garanta as suas perenidades como empresas.
9. Em 2010 será muito importante a evolução das métricas utilizadas em mídia social que terão de serem mais tangíveis e mais realistas.
10. Em 2010 as mídias sociais ganharão forte relevância nas ações de marketing de um número cada vez maior de empresas, que aumentarão os esforços do seu estudo, entendimento e no desenvolvimento de ferramentas e de metodologias que possibilitem a utilização de ações no sentido efetivar o potencial mercadológico.
11. Em 2010 serão valorizados e aumentará a demanda por profissionais que tenham um bom conhecimento de marketing e uma profunda intimidade com os complexos meandros das mídias sociais e tenham a habilidade de correlacionar os dois.

As mídias sociais em linhas gerais apresentam para 2010, macro tendências extremamente favoráveis e o ponto mais relevante é que ela ganhará espaço e poder de influenciar as pessoas, conquistando nesse sentido uma parcela das mídias convencionais.
O ROI vem se mostrando uma preocupação para organizações, não só em mídia social, mas também no marketing tradicional. Os programas de qualidade total conseguem continuamente secar as gordurinhas dos processos produtivos das empresas e visam sempre maximizar os lucros. “O marketing é a última laranja ainda não espremida”, diz Moeller, um dos autores de “The Four Pillars of Profit-Driven Marketing”.
Leslie H. Moeller e Edward C. Landry, da Booz & Company, autores do livro, que teve destaque em artigo da Época negócios desse mês afirmam que não só é possível como necessário medir de forma precisa o retorno sobre o investimento (ROI) de marketing em 90% dos casos. Eles concedem que apenas 10% dos gastos estão numa esfera complicada demais para ser medida. Para mim, as mídias sociais fazem parte desses 10%, e precisam sair rapidamente para entrar definitivamente no planejamento de marketing das companhias.
Boas festas para todos e um feliz 2010!
Ricardo de Paula.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário