Diretora da AZ4 Group apresenta técnicas de merchandising no varejo para alunos da ESPM

No último dia 16 de outubro, os alunos da Oficina de Merchandising da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) participaram de uma palestra sobre "Merchandising no Varejo" na sede da AZ4 Group, referência nacional na produção de displays e materiais de merchandising para varejo. A apresentação foi ministrada pela diretora comercial da empresa, Christiany Zanotto Sena.

Na apresentação, a diretora demonstrou as principais estratégias utilizadas na comunicação com o consumidor no ponto de venda, entre elas os projetos de ambientação de gôndola e cross merchandising. "A ideia é que os alunos possam entender a importância do desenvolvimento de um bom projeto, que atenda as necessidades do varejo, do shopper e da indústria. Um dos pontos mais importantes para atender essa relação é perceber como explorar essa eficiência através dos projetos para ponto de venda", afirma a diretora, pós-graduada em Marketing pelo Mackenzie e com MBA em Varejo pela USP (Universidade de São Paulo).
"O shopper hoje sofre mais pressão do tempo, além de estar mais exigente. Como profissionais de comunicação para o ponto de venda, nossa função é direcioná-lo e auxiliá-lo na compra, por meio de referências colocadas nos corredores, nas próprias gôndolas e locais estratégicos da loja. Nesse princípio, entram em cena as técnicas de blocamento, design arrojado, peças com mesma identidade visual, cores e sinalização. Se o consumidor gasta dois minutos de seu tempo de compra por produto, certamente queremos garantir a escolha pelo produto que esteja melhor exposto, apresentado e destacado em nossas peças", afirma Christiany.
Os participantes da oficina também conheceram o sistema de gerenciamento por categoria, uma parceria estratégica entre indústria e varejo para a gestão de uma exposição adequada, a fim de gerar uma experiência de compra satisfatória para o shopper, além de aumento de resultados comerciais para a indústria e o varejo.
Segundo a diretora, os shoppers estão cada vez mais exigentes e criteriosos e adiam a decisão de compra para o momento em que estão no ponto de venda. "De acordo com dados de uma pesquisa do Popai, atualmente cerca de 28% dos consumidores realizam a compra via 'lista mental', o que aumenta consideravelmente a chance de serem persuadidos a realizar a compra por impulso, se corretamente estimulados por projetos e soluções inovadoras no PDV. Este é nosso principal alvo e foco", afirma Christiany.
A apresentação faz parte do projeto "Gente que Faz", que é comandado pelo professor Oreste Hernandes Cotroni, que coordena a Oficina de Merchandising no Ponto de Venda. O objetivo da apresentação foi o de apresentar aos universitários participantes o funcionamento da indústria responsável pela geração de materiais de apoio ao varejo. Essa é a segunda participação da diretora no projeto, como continuidade à palestra ministrada no primeiro semestre.
"Com essa vivência, os alunos têm a oportunidade de entender a 'mágica' da produção desses materiais, desde o briefing à implementação no PDV", afirma Cotroni, coordenador do projeto.
Durante a visita, os alunos conheceram o parque fabril da AZ4 Group, o showroom de produtos e o funcionamento do sistema de produção dos displays. A companhia também presenteou os alunos com camisetas personalizadas da empresa, como demonstrativo de uma ação de marketing viral. "A preparação do futuro profissional está muito além das teorias acadêmicas. É necessário conhecer processos, vivenciar experiências práticas de mercado e de todas as ações pertinentes à rotina profissional. Não podemos exigir dos universitários resultados pelos quais não colaboramos para desenvolve-los", completa a diretora.
A AZ4 Group, referência nacional na produção de displays e materiais de merchandising para varejo, apoia projetos relacionados à educação, como o programa "Todos pela Educação", do Governo Federal. Internamente, a companhia realiza campanhas de incentivo à reciclagem de materiais, além de ações de cultura e lazer com seus colaboradores e respectivos familiares.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário